A comunidade 2π.r (Comun 2π.r) parte de uma comunidade de seres gregários - Corynactis carnea, onde à partida todos os indivíduos se encontram ao mesmo nível hierárquico. Estas pseudocolónias interagem entre si e com outros por meio do tacto. Esta característica crucial permite-lhes desencadear uma série de acções, que têm por meta: a alimentação; a agressão; a defesa; e a comunicação.
Logo à partida pode ser estabelecida uma relação entre a comunidade de partida e a primeira regra da usabilidade de Krug (2006) – “Don’t make me think”. Por um lado os indivíduos da comunidade, que não possuem um cérebro, mas antes uma rede nervosa, reagem de forma momentânea ao toque. Por outro lado, os utilizadores, apesar de possuírem um cérebro, não querem ser obrigados a processar informação desnecessária, querem agir de modo mais intuitivo e rápido.
Torna-se, então, pertinente explorar a característica táctil da comunidade biológica e aproveitá-la na Comun 2π.r de modo a compreender-se e fazer uso da potencialidade que representa na comunicação em interfaces digitais e na interactividade. Realça-se, portanto, que o objectivo primário da comunicação da Comun 2π.r é o de guiar o indivíduo/comunidade que interage com esta.